segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Brasil e a "Educação" ...


Recente pesquisa divulgada pela Unesco e pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, mostra a penúria da educação brasileira. Foram testados estudantes de 41 países, na faixa de 15 anos, de escolas públicas e particulares. No teste de leitura, os brasileiros ficaram em 37º lugar. Piores, só os da Macedônia, Indonésia, Albânia e do Peru. Nas provas de ciência e matemática, o resultado foi ainda mais desastroso para o ensino brasileiro: 40º lugar, na frente apenas do Peru.

Numa tentativa de melhorar a educação no país, o Governo Federal encaminhou para aprovação do Congresso o Plano Nacional de Educação para os próximos 10 anos. Este plano pretende fixar o investimento na área em 7% do PIB, dois pontos percentuais acima do praticado atualmente.

O aumento é necessário. Sem educação não há mão de obra qualificada, sem qualificação não há melhores salários. Ou seja, sem educação e qualificação continuaremos com sérios problemas de distribuição de renda no país.
O problema vai além, e é cíclico. Sem educação e qualificação estamos, ainda, fadados a inovar cada vez menos, movimento que reduz a competitividade nacional. Como conseqüência, os salários diminuem e cresce a má distribuição da renda. Voltamos, portanto, ao início da questão.
Mas onde será que está o problema de fato?
A Educação e a Saúde, os dois maiores orçamento do governo, são também os principais focos de corrupção no país e responsáveis por cerca de 60% a 70% dos desvios de recursos públicos. Irregularidades em reformas de escolas e hospitais, verba de merenda, construção de quadra esportiva, compra de medicamentos, procedimentos do SUS, entre outros, estão entre os principais ralos dos desfalques dados no Erário. O levantamento é do Departamento de Patrimônio e Probidade da Advocacia Geral da União (AGU). O foco da corrupção está nos repasses de valores geralmente inferiores a R$100 mil, mais difíceis de serem identificados e, portanto, menos detectados pela fiscalização.
O investimento na educação, (ou pelo menos o não desvio das verbas destinada a ela) é a solução para inúmeros problemas que afetam a sociedade nos dias de hoje.Talvez o problema seja a falta de interesse dos nossos governantes em fiscalizar o real destino dessa verba,pois para a grande maioria deles é mais cômodo que nos sejamos “burros” para manipular as nossas vontades com mais facilidade.
Voltamos assim a Origem do problema, a Corrupção.
Sendo Assim nos enquanto brasileiros devemos lutar para melhoria da condição educacional no nosso País, pois somos afetados pela falta da mesma todos os dias.
Contamos com o apoio da UNE (União Estudantil) que freqüentemente estão frente as lutas por melhorias tanto na educação quanto nos mais variados interesses sociais.Exemplo disso foi a manifestação que ocorreu na UFMT no último dia 15 que reuniu cerca de 700 estudantes que dentre outras coisas reivindicaram por educação de qualidade.
Movimentos em prol da melhoria da educação brasileira existem, o que falta é a população como um todo enxergar que essa é uma causa de todos, é uma luta para todos...
Vamos lá Brasil. Todos pela educação de qualidade!


                                                                                                                      Karine Queiroz

Nenhum comentário:

Postar um comentário