domingo, 4 de setembro de 2011

Durante a semana que passou tive uma discussão com várias pessoas a respeito do tema:”Corrupção”.Confesso que me surpreendi com a falta de conhecimento que as pessoas ainda tem sobre esse tema,me assustei com comentários que não fazem sentindo e não condizem com a atual realidade.Sendo assim resolvi iniciar esse novo espaço com este tema e ir um pouco além já que alem de manifestações sociais o “Nas Ruas” tem o objetivo de passar informações que dizem respeito a Sociedade e o bem estar delas mesmas.



Vivemos em um país que recebe o nome de “Republica Federativa do Brasil” e a nossa forma de governo é denominada democrática. Para que esta forma de governo venha a se concretizar elegemos REPRESENTANTES que por sua vez são divididos em partidos e etc...

Como toda forma de governo o nosso também corre riscos,afinal de contas não podemos (e nem temos condições) de ficar o tempo todo “vigiando” as ações daqueles que escolhemos para nos representar e destinar corretamente os recursos disponibilizados.

Um dos maiores problemas recebe o nome de corrupção,o assunto é tão sério que o Deputado Federal Protógenes Queiroz tem como projeto de lei penalizar os corruptos com uma pena semelhante a do homicídio qualificado através do projeto de lei 21/2011 .


“O custo extremamente elevado da corrupção no Brasil prejudica o aumento da renda per capita, o crescimento e a competitividade do país, compromete a possibilidade de oferecer à população melhores condições econômicas e de bem-estar social e às empresas melhores condições de infraestrutura e um ambiente de negócios mais estável”, diz o estudo da FIESP.

Para se ter uma idéia de acordo com o Estudos feito pelo FIESP  o custo da corrupção representa entre 1,38% a 2,3% do Produto Interno Bruto (PIB). O dinheiro, se investido em educação, por exemplo, poderia ampliar de 34,5 milhões para 51 milhões o número de estudantes matriculados na rede pública do ensino fundamental, além de melhorar as condições de vida do brasileiro.
Alem disso , se o desvio de verbas no país fosse menor, a quantidade de leitos para internação nos hospitais públicos poderia subir de 367.397 para 694.409. O dinheiro desviado também poderia atender com moradias mais de 2,9 milhões de famílias e levar saneamento básico a mais de 23,3 milhões de domicílios.
Para a área de infraestrutura, calcula-se que se não houvesse tanta corrupção, 277 novos aeroportos poderiam ser construídos no país. A precariedade dos terminais é um dos maiores problemas para a realização da Copa do Mundo de 2014, no Brasil.
O estudo também revela, citando informações da organização não governamental (ONG) Transparência Internacional, que o país conseguiu reduzir a corrupção, mas não foi suficiente para tirá-lo, em 2009, da 75ª colocação em um ranking de 180 países.
O relatório da FIESP propõe como medidas de combate à corrupção uma reforma política que, entre outras coisas, estabeleça regras e procedimentos transparentes para o controle do financiamento de campanhas eleitorais; uma reforma do judiciário, com medidas que reduzam a percepção da impunidade e que punam mais rapidamente os casos de corrupção; uma reforma administrativa, que reduza as nomeações para cargos de confiança, o poder de barganha no jogo político e a captação de propinas nas estatais; além de reformas fiscal e tributária, que aumentem o controle sobre os gastos públicos e evitem o pagamento de propinas.
As medidas propostas pelo relatório da FIESP se aplicadas corretamente serão de extrema eficácia,mas são medidas a longo prazo e alem disso se não houver uma GRANDE cobrança por parte da população serão apenas sugestões.Manifestação por melhorias é de papel da sociedade que  por sua vez elegeu (muitas vezes erroneamente) os políticos que nos representam hoje. Muita movimentação está ocorrendo em todo o país nos últimos anos ,é como se tivéssemos acordado e percebêssemos que os governantes não estavam representando nossos interesses e sim os deles.
No dia 07 de setembro estará acontecendo uma manifestação a nível nacional que tem como tema principal “Manifesto contra a corrupção” que visa ser uma manifestação pacífica e apartidária com a intenção de alem de  chamar a atenção e cobrar que sejamos representados corretamente que os recursos disponibilizados sejam usados de forma integra a favor da sociedade.
Então venha cumpra o seu papel enquanto cidadão @ManifestaCuiaba .
*A concentração será as 14:30 na praça em frente ao Shopping Pantanal!


Para mais informações sobre a manifestação clique:   Manifesto contra Corrupção - Cuiabá


                                                                                                    Karine Queiroz

Um comentário:

  1. Eu estou com esse povo, até porque combater a corrupção não é uma tarefa muito fácil. Um dos principais problemas que dificultam o combate à corrupção é a cultura de impunidade ainda vigente no país. A justiça é morosa, e aqueles que podem pagar bons advogados dificilmente passam muito tempo na cadeia ou mesmo são punidos. Além disso, o fato de os políticos gozarem de direitos como o foro privilegiado e serem julgados de maneira diferente da do cidadão comum também contribui para a impunidade. Segundo o advogado e político brasileiro Tarso Genro, "a demora no processo está vinculada à natureza contenciosa, que assegura direitos para as partes de moverem até o último recurso."
    Em estudo divulgado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), foi revelado que entre 1988 e 2007, isto é, um período de dezoito anos, nenhum agente político foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Durante este período, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) condenou apenas cinco autoridades.

    ResponderExcluir